18 de setembro de 2010

Tocadores de Fole e Artechique 2010

XXIII Encontro de Acordeonistas - Monchique, 5-09-2010
Tal acham esta concertina? E inda toca melhor que muntos foles modernos...

- Se nã vieste à festa dos tocadores de fole, nã sabes q'onto perdeste!... E à Fêra do Artesanato tamém. Más ê cá, d'zer a verdade, gosto mái dos toques de fole que do resto...

- Ai nã fui... A si é qu' ê cá nã no vi lá. Fique sabendo que nã perdi nem uma moda. Fui bem cedinho, assantí-me numa cadêra e vi aquilo tudo do prencipo ô fim.

- Ai 't'veste assantado... Qualquer um nã tem essa sorte. 'Tá bom de ver que só panha lugares desses quem tenha pazes com a famila lá da Junta... Nã é verdade, Refóias?... - E piscô-me o olho, a ver s' ê cá l'e dava os améns.

Isto era a conversa qu' o Martinho do Almarjão 'tava a ter com o Tóino Luzicuco, uma tarde destas, ali memo no Largo dos Chorõs, q'ondo ê cá lá passí caminho além da loja do chinês a ver se dava lá com uma farramenta qu' ê cá tinha preciso p'a um serviço que já tenho aqui há que tempos p'a fazer.

O qu' ê tinha fêto bem era nã ter levado repáiro neles, fazer de conta que nã nos tinha visto e ir fazer o mê governo, mái as coisas são c'm' são e, atão, lá l'es dí uma vaiazinha, méme me parecendo qu' eles 'tavam os dôs um coisinho escorvados. E 'tavam. Mòrmente o Tóino Luzicuco que abalô do Alferce logo de manhão e, até àquela hora, inda nã tinha comido coisíssema nenhuma. Só bobido.

XXIII Encontro de Acordeonistas - Monchique, 5-09-2010
O amigo Adelino 'Cruzinha' toca cá umas modas qu' até dá gosto...

- Atã, digam-me lá uma coisa: no fim de resto foram os dôs ver os homens tocar os foles ali no Encontro de Acordeonistas ó só foi um ó nã foi más é nenhum?

- Foi-se os dôs, sim, Refóias. Ê cá é que 'tava a mangar aqui com o Tóino, a ver s' ele tinha dado por mim lá, mái vi logo qu' ele 'tava tã emprensado lá na tal cadêra da Junta que nem olhava fosse p'a donde fosse a nã ser p' ôs tocadores...

- Atão?... Queria qu' ê cá andasse a ver s' o lombrigava lá no mêo daquela famila toda?... Era o que faltava!... Ê fui lá foi p'a ver eles tocarem aquelas lidessíssemas modas nos foles...

- E nem repairaste im mim que 'tava ali incostado à parede p'a me furtar à soalhêra. Tu c'm' 'tavas ali à sombra das tilêras...

- T'vesse ido mái cedo que panhava tamém um lugar c'm' o meu. E nã era preciso ter pazes com a famila da Junta qu' ê cá tamém nã tenho...

D'zia o Tóino a fazer-se munto sentido ô mémo tempo que largava a mão do tróço da tilêra adonde 'tava incostado e dava um gangueão tã grande ó tã pequeno que quái que dava uma marrada no Martinho do Almarjão.

XXIII Encontro de Acordeonistas - Monchique, 5-09-2010
Ele há p'r'í uns mecinhos nôvos que tamém já tocam qualquer coisinha...


- Quem nã tem sê eu. Agora tu, nã sê nã sê... Mái chega-te p'ra lá nã me faças pr' aqui bater a apèraja. Nã vês que quái que me ias pisando a bota e ê tenho aqui um calo que nã pode ser trilhado...

Respondeu o Martinho já um coisinho infèzado, béque-me quái com o sãingue a l'e chigar às ventas. Atalhí logo:

- Nã te marafes, Martinho. O homem nã fez isso d' aprepósito... Mái já que vieram os dôs ver os tocadores, que tal acharam?... Ê cá só vi pr' aí uma àmetade. Tive um impendiclo...

- Sê cá se vieste, Refóias. Atã ê cá nã te cheguí a ver p'r'í... E, despôs das modas, inda m' assomí ali às barrecas do artesanato e tudo.

- Tanto que vinhe qu' até tenho lá im casa uma mêa-dúiza de retratos p'a apresentar, mémo ruins... Nã vês, Martinho, aquilo 'tava uma soàlhêra qu' até quem-mava, incostí-me ali a um cantinho à sombra com a minha Maria e dali nã saí senã q'ondo tive precisão disso.

- Atã e nã amostras isso à gente?...

- Olha, pede aí a quem quereres que t' as amostre qu' elas vão ser todas postas na internet. Aquilo dos computadores qu' a gente dá visto lá tudo o que quer e o que nã quer... 'Tá num sito alomeado p'r 'Vídeos do Refóias' e 'Galeria do XXIII Encontro de Acordeonistas'.

- Ó amigo Refóias, atã e ê cá tamém posso ver isso ó quem?...

XVI Artechique - Feira/Mostra de Artesanato de Monchique
Com trapos velhos tamém há quem faça coisas bonitas. C'm' estas da parenta Marí Júlia...

- Olha, Tóino, em te passando essa pelhega tamém dás visto. Agora já, calhando, é melhor não. Sabes que jêto? É que, da manêra c'm' tu 'tás, o mái certo é veres tudo ôs pares e f'cares inda más almareado...

- Almareado, ê cá?!... Olhe p'ra isto!...

E, béque-me, fez a amenção d' alevantar assim o pé, c'm' quem qu'sesse fazer um quatro p'a amostrar que nã 'tava escarado. E o qu' é que se deu?... Más um lóre p' ô lado do Martinho que, se nã é ele l'e jogar a mão à manga da jaqueta, tinha-se espatarrado no mêo do chão...

- Atã e com respêto ô artesanato - que dos tocadores já vi que gostaram os dôs munto, méme sem me contarem - tamém foi alguma coisa de jêto?

- Ora se foi... Tinha ali uma barreca adonde vendiam umas emperiais, 'tava méme fresquinha a marafada da cerveja... Comprí uma chôricinha p'a acompanhar, nã l'e digo nada...

- Ê vi logo qu' era pr' aí que tu imbicavas... P'ô lado lá daquelas coisas tã bem fêtas qu' a famila tinha lá p' à gente bispar, isso, 'tá bom de ver, nã 'par'ceste...

- Atã c'm' é qu' ê cá tinha tempo p'a tudo?... Se 'tava numa banda nã 'tava nôtra. Só se 'tá adonde se 'parêce...

Salta logo o Martinho:

 XVI Artechique - Feira/Mostra de Artesanato de Monchique
O amigo Zé Ilídio tamém impalhô uns garrafanitos aqui na Artechique...

- Nã senhora, ê cá tamém vi lá isso... Até 'tava lá uma parenta tua com umas coisas qu' ela faz com trapos. Umas bolsas, umas toalhas, aventás e tal e tal... E, olha, p'a te falar verdade, aquilo até que 'tava muntíssemo de bem fêto. Nã sê c'm' é qu' ela arrenja pacência p'a tanto...

- Ê cá tamém vi...

- E nã era só ela. 'Tavam lá mái umas duas ó três com o mesmo. Tudo munto jêtoso. E nã era só isso...

- Pôs não...

- Atã se sabes, diz lá tu, Tóino... O qu' é que 'tava lá más?...

- Ora, 'tavam ôtras coisas...

- Ôtras coisas, ôtras coisas... Tu nã passaste da barreca da cerveja p' à banda de lá, c'm' é que tu há-des saber...

- ...

- Viste a verga? As cadêras de tisoira? E p'r 'í fora?...

- Atã nã havera de ver?!... Vi tudo, sa senhora...

- Inda agora d'zeste uma coisa, agora dizes ôtra. Vai más é indròminar ôtro...

 XXIII Encontro de Acordeonistas - Monchique, 5-09-2010
A Senhora Presidenta da Junta é que foi dar as lembranças ôs tocadores de fole...

E a conversa inda 'tava p'a durar s' ê cá nã t'vesse mái nada p'a fazer. Mái c'mo nã 'tava p'a perder o mê governo, despedi-me e fui andando. Tamém, nã tenho precisão nenhuma de falar mái nada da Artechique que mecêas foram lá todos ver aquilo e, atão, é melhor nã nos 'tar a impertenecer. Mái que aquilo 'tava do melhor, 'tava. Nã l'es parêce?

Agora, querendem, podem ver alguns tocadores de fole e más alguns retratos da Artechique. É só acalcarem aqui na Galeria dos Vídeos do Refóias e na Galeria do XXIII Encontro de Acordeonistas.

Ó atão, vejam logo aí prebaxinho e oiçam umas modinhas à manêra.

Fiquem-se com Dés.













Sem comentários: